PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Saber: missão, visão, planejamento estratégico, tático, operacional, etapas do planejamento (definição do negócio, análise interna e externa, formulação da estratégia, implantação e controle), ferramentas (SWOT, BSC, matriz BCG, benchmarking), 5 forças de Porter (barganha dos clientes e dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos e novos concorrentes, rivalidade entre concorrentes). 
Obs: matriz BCG está na matéria de produto (link); benchmarking também serve para qualidade e PCP, está lá (link).


Petrobras – Eng. Produção 2010
21
Durante muitos anos, acreditou-se que alguns pontos da organização possuíam grande dificuldade para sua avaliação, por serem subjetivos. A metodologia de avaliação BSC (Balanced Scorecard) tornou-se um novo caminho para a gestão estratégica. A metodologia do BSC, enquanto elemento de medição de performance, contempla as seguintes perspectivas, EXCETO as
(A) financeiras.
(B) do aprendizado e do crescimento.
(C) dos processos internos.
(D) dos clientes.
(E) das relações trabalhistas.

Resolução
Como dito, o BSC permitiu a mensuração da estratégia ao colocar indicadores nas perspectivas: financeira, processos internos, crescimento e aprendizado, cliente (“FICACliente” para lembrar). A errada é alt E.

51
O plano estratégico de uma empresa é definido como um(a)
(A) processo cujo objetivo é otimizar determinada área da empresa, sendo desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, através do uso eficiente de recursos para a concretização dos objetivos.
(B) padrão de abordagem que um gerente emprega para atingir os objetivos da área de sua responsabilidade.
(C) procedimento básico a ser adotado pela gerência operacional, no médio prazo, com detalhes dos resultados preestabelecidos pela área de produção.
(D) declaração que delineia a missão de uma empresa, sua estratégia, seu rumo futuro, metas de desempenho de curto e longo prazos, estabelecendo a melhor direção a ser seguida.
(E) formalização, através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento de curto prazo da empresa.

Resolução
Planejamento estratégico é realizado pela alta cúpula da empresa, são diretrizes de longo prazo para toda a empresa. Então, “determinada área, gerente, gerência operacional,médio prazo, curto prazo” tornam as alternativas errada. A “correta” é D, ela cita metas de desempenho de curto prazo, está errado, mas aqui é a menos errada. Alt D.

52
A possibilidade de descrição geral dos produtos que determinada empresa deseja fabricar e a definição dos mercados aos quais ela atenderá, usando suas competências essenciais básicas e sendo eficaz ao conseguir estabelecer a individualidade da empresa, referem-se, num planejamento estratégico, à etapa de
(A) declaração de missão empresarial.
(B) visão organizacional.
(C) avaliação do mercado interno.
(D) descrição de cenários.
(E) cultura organizacional.

Resolução
O que a empresa faz e onde atual é a missão. Visão é aonde quer chegar. Avaliação do mercado interno é onde está. Descrição de cenários é um tipo de planejamento em que se projetam cenários e as possibilidades de atuação. Cultura organizacional é algo intrínseco a empresa formado pelas pessoas, seus relacionamentos e atuações. Alt A.

66
Os sistemas de informação possuem papel importante na operacionalização de estratégias de baixo custo e de diferenciação em diversas empresas. Sobre a participação dos sistemas de informação nos processos estratégicos, considere as afirmativas abaixo.
I - Em uma estratégia de baixo custo, as tecnologias de fabricação devem ser de fácil utilização e associadas à constante busca de redução dos custos associados aos processos produtivos.
II - Sistemas descentralizados de compra sempre reduzem os custos com aquisição de suprimentos.
III - Deve haver a sincronização entre a logística de recebimentos das matérias-primas e os processos de produção da empresa, a fim de estabelecer uma estratégia de diferenciação.
IV - Em uma estratégia de diferenciação, maior exatidão e rapidez de resposta no processamento de pedidos são fundamentais.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.    (B) I e IV, apenas.         (C) II e III, apenas.        (D) I, III e IV, apenas.    (E) I, II, III e IV.

Resolução
Não citou, mas são as estratégicas genéricas de Porter associadas com informação e até logística. I está correta porque cita baixo custo e redução de custos. II – sistemas descentralizados tendem a aumentar os custos, porque não tem a vantagem da economia de escala na compra. III está errada, a diferenciação é no produto e não será alcançada com a sincronia da logística e da produção, isso reduziria os custos. IV – processar o pedido, ser exato e entregar rápido pode ser uma forma de diferenciação. Alt B.

Petrobras – Eng. Produção 2011
36
O desempenho satisfatório de uma organização não depende apenas de um processo de planejamento responsável por elaborar objetivos desafiadores e realistas de um desenho estrutural que permita a execução adequada de atividades e de uma direção que lidere e motive os funcionários; depende também de um sistema de controle eficaz, que seja responsável por identificar possíveis desvios e corrigi-los em tempo hábil.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração, teoria e prática. São Paulo: Pearson, 2008. p. 231.
Sabendo-se que o controle é um conceito aplicável a diferentes níveis organizacionais, a função que corresponde ao controle estratégico é
(A) possibilitar decisões específicas dos gerentes para resolver problemas em suas áreas de atuação.
(B) utilizar mecanismos de controle específicos, com foco em atividades operacionais.
(C) garantir todos os recursos necessários à execução das atividades.
(D) analisar a adequação da missão, visão, estratégias e objetivos organizacionais.
(E) monitorar as atividades de acordo com os padrões definidos pela alta direção.

Resolução
Estratégico está ligado a presidente, diretores, missão, visão e objetivos. Se a questão for sobre estratégia e a alternativa citar gerentes, operacional, execução, curto prazo, é muito provável que esteja errada. As letras A, C e E são do controle tático (gerentes, intermediário), a B é do controle operacional. Alt D.

48
O planejamento estratégico é condição precípua para a sobrevivência das organizações modernas, dado que o dinamismo ambiental, sua flexibilidade e mutação constante contrastam com o ambiente organizacional estático de um passado recente. Planejar é palavra-chave para as organizações se ajustarem às mudanças globais. Analise as características listadas abaixo.
I – Especifica o rumo da organização, permitindo direcionar esforços dos seus membros para um objetivo comum.
II – Promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais.
III – Facilita a identificação das pessoas com a organização.
IV – Serve de fundamento para o processo decisório.
As características que correspondem às vantagens do planejamento estratégico quando relacionadas, respectivamente, ao senso de direção e ao foco nos esforços, são
(A) I e II, apenas.          (B) III e IV, apenas.       (C) I, II e III, apenas.     (D) II, III e IV, apenas.   (E) I, II, III e IV.

Resolução
Especificar o rumo da organização está na missão, que é elaborada pelo planejamento estratégico.
Promove, sim, a integração com o rumo. I e II corretas.
Facilitar a identificação das pessoas eu achei que estivesse certo, que poderia ser alcançada com a missão e os valores, mas está errado.
A IV também está incorreta, mas não sei o motivo. Se a I está certa e diz “especifica o rumo da organização”, o rumo não é definido por processo decisório? Esta IV estaria certa também.
I e II, apenas. Alt A.

Petrobras – Eng. Produção 2012
54
A ameaça de novos entrantes caracteriza-se como a possibilidade de entrada de novas empresas no mercado, existindo pressões competitivas associadas a essa ameaça. Observa-se que tais ameaças de entrada são mais fracas quando
(A) a demanda dos compradores cresce rapidamente.
(B) as barreiras à entrada são pequenas.
(C) as perspectivas do setor são arriscadas ou incertas.
(D) o número de candidatos à entrada é grande.
(E) os concorrentes existentes não se empenham para obter bons lucros.

Resolução
Vamos raciocinar letra por letra. A) se a demanda dos compradores cresce, o entrante vai ter mercado, então a ameaça é forte. B) com barreiras pequenas, é fácil entrar concorrentes e a ameaça se fortalece. C) se as perspectivas são incertas, o entrante pode se dar bem ou não, assim como os já presentes no mercado, aí a ameaça enfraquece. D) se mais empresas entrarem no mercado, com certeza, a concorrência aumenta E) se os já existentes não se empenham, o novo concorrente pode fazer diferente, melhor e tomar o mercado. Alt C.

55
Diversos autores têm estudado a Administração Estratégica e como ela é classificada nas diferentes escolas, entre as quais a Empreendedora e as de Planejamento, de Posicionamento e de Design.
Considerando a Escola Empreendedora, verifica-se que a
(A) formação de estratégia é um processo analítico, o que privilegia a análise da estrutura da indústria na qual a firma está.
(B) estratégia evolui em um processo exploratório, o qual é baseado em tentativa e erro.
(C) organização é uma estrutura complexa, sensível às diretrizes do líder, quer se trate de uma empresa nova, de propriedade de uma só pessoa, quer se trate de uma reformulação em uma organização grande e já estabelecida.
(D) formação da estratégia é um processo enraizado na experiência e na intuição do líder, quer ele próprio conceba a estratégia, quer ele adote a de outros.
(E) formação da estratégia deve ser um processo deliberado e consciente.

Resolução
A questão trata das 10 escolas da Administração Estratégica de Mitzberg (seria uma mudança na banca?).
Letra A é analítica, é a “Escola de Posicionamento”. Letra B é aprender fazendo, é a “Escola do Aprendizado”. Letra C e E são formais, conscientes, são da “Escola do Planejamento”.
“Escola empreendedora” tem um visionário, o líder, a estratégia está na cabeça dele. Alt D.

Petrobras – Administrador 2010 Maio
32
Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como
(A) liderança total em custos.    (B) diferenciação.          (C) foco.           (D) desinvestimento.     (E) diversificação.

Resolução
Falou em “grande mercado”, então não deve ser foco. Falou em “preços baixos”, então tem a ver com custos. É liderança em custos, que aqui usou o “total” para diferenciar do “foco em custos”. Alt A.

41
Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente
(A) a disponibilidade de recursos.
(B) a interação entre os concorrentes.
(C) as limitações políticas e legais.
(D) o número e o tipo de empregados.
(E) o foco em objetivos limitados.

Resolução
O gerente representa a parte tática da empresa e comanda a busca pelos objetivos estratégicos, por isso seus objetivos são limitados. Alt E.

43
Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas. Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como
(A) fusão.                     (B) aquisição.               (C) incorporação.           (D) franchising.             (E) joint venture.

Resolução
Fusão é unir duas empresas criando uma nova (poderia ser a resposta).
Aquisição é uma comprar a outra, a comprada desaparece.
Incorporação é “uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações” – art. 227, lei 6.404/1976. A comprada continua existindo.
Franchising é franquia (contrato de longo prazo).
O gabarito oficial é E. Joint venture é uma parceria que, geralmente, não se cria uma nova empresa, mas é possível. Se a intenção for continuarem concorrentes no mercado nacional e unir-se no mercado internacional (nem sei se existe isso), então pode ser joint venture. Até porque não seria possível fundir-se apenas no mercado internacional. Não ficou claro. Alt E.

44
Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo. O motivo para a estratégia de diversificação é
(A) promover concorrência multiponto.
(B) reduzir remuneração dos gerentes.
(C) obter economias financeiras.
(D) superar desempenho ruim.
(E) proporcionar integração vertical.

Resolução
A criação de usinas termelétricas é para não depender de fornecedores, ela mesma produz o que precisa como insumo. Isso é integração vertical. Alt E.

45
Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário.
Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de
(A) liderança em custo.
(B) liderança em diferenciação.
(C) diferenciação.
(D) foco em diferenciação.
(E) foco em custo.

Resolução
Falou em “bairro” então é foco em alguma coisa. Citou “preços ligeiramente baixos”, então é foco em custos.Detalhe que “liderança é diferenciação” é pouco usado e é a mesma coisa que “diferenciação”. Alt E.

46
Associe os níveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, às suas principais características, listadas na coluna da direita.
A associação correta é:
(A) I - P, II - S, III -Q
(B) I - Q, II - P, III -R
(C) I - P, II - R, III -S
(D) I - R, II - Q, III -P
(E) I - S, II - R, III –P

Resolução
Lembre-se sempre que estratégico é longo prazo (feito por diretores e presidente, alto nível de incerteza, pouco detalhado, são diretrizes), tático é médio prazo, operacional é curto prazo. A letra S não pode ser estratégico porque diz “planos de ação detalhados”. Alt B.

48
A formulação estratégica abrange uma série de atividades que a alta administração deve realizar no sentido de alcançar resultados consistentes. O conjunto de atividades pode ser dividido em alguns passos, como os apresentados a seguir.
I - Analisar oportunidades e ameaças do ambiente interno.
II - Analisar os pontos fortes e fracos do ambiente externo.
III - Estabelecer a missão organizacional e seus objetivos gerais.
IV - Formular estratégias a partir da análise dos ambientes interno e externo.
Estão corretos APENAS os passos
(A) I e II.                      (B) I e III.                     (C) I e IV.                     (D) II e III.                    (E) III e IV.

Resolução
Não cita, mas I e II é SWOT. Temos que guardar que forças e fraquezas são da empresa, ambiente interno, por isso, controláveis. Oportunidades e ameaças são o mercado e os concorrentes, ambiente externo, por isso, incontroláveis. III e IV estão corretas. Alt E.

49
Suponha um bairro nobre que esteja passando por recente crescimento habitacional e grande fluxo de veículos particulares. Nesse bairro, surgiram, recentemente, dezenas de postos de gasolina bem localizados. Todos os postos incluem lojas de conveniências e lavagem automática. Qual fator explica a rivalidade intensa entre os concorrentes desses postos?
(A) Ameaça de produtos substitutos providos por outro setor.
(B) Barreiras de saída baixas pela existência de contratos.
(C) Disputa por mercado consolidado e baixo potencial.
(D) Concorrentes numerosos e igualmente equilibrados.
(E) Custos fixos de estoque e armazenagem baixos.

Resolução
“Dezenas de postos” indica concorrentes numerosos e “todos os postos incluem...” mostra que são equilibrados. Alt D.

50
A análise do ambiente externo envolve um processo contínuo que inclui quatro atividades: sondagem, monitoramento, previsão e avaliação. A atividade de monitoramento consiste em
(A) estimar os resultados previstos com base em mudanças e tendências.
(B) determinar a ocasião e a importância das mudanças para as empresas.
(C) identificar os primeiros sinais de mudança e ameaças ambientais.
(D) analisar uma posição a ser ocupada pela empresa em um setor.
(E) observar, continuamente, as mudanças e tendências ambientais.

Resolução
A questão vai no detalhe de uma etapa, análise de ambiente externo, do planejamento estratégico (acho que não é comum). Analisando a palavra, “monitorar” é “acompanhar, controlar, observar continuamente”. Alt E.

2010 
32
Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas:
I - uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas;
II - a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários;
III - a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados.
Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)
(A) I.                (B) II.               (C) III.              (D) I e II.                      (E) II e III.

Resolução
A I não está certa porque “orgânica” está relacionada com ambientes dinâmicos, com funções menos estruturadas e não combina com a formalização da estrutura funcional. Estrutura funcional é aquela dividida em departamentos (cada um com seu chefe), cada um se especializa no seu trabalho, as funções são bem definidas. II e III estão certas. Alt E.

33
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
PORQUE
O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
Para diversificar, é melhor que a estrutura seja multidivisional para a comunicação fluir melhor, o que não acontece na funcional. Então, a segunda justifica a primeira. Alt A.

36
O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da redução da equipe de atendimento e redução do preço final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com venda por quilo no horário do almoço. O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de
(A) Diferenciação.
(B) Foco em Custo.
(C) Foco em Diferenciação.
(D) Liderança em Custo.
(E) Economia de Escopo

Resolução
Lembrando as estratégias genéricas de Porter: liderança em custos, diferenciação e foco em custo/diferenciação. A primeira coisa é ver se o mercado é amplo ou restrito. Como diz “especializado em comida japonesa”, então é um nicho, é algo focado. Diz que visa a ganhos maiores através da redução do preço final, então é foco em custos. Alt B.

37
Os executivos de uma empresa de mineração decidiram ampliar a atuação da organização para outros negócios. Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também, uma nova empresa dedicada à geração de energia por usinas termelétricas. Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é
(A) promover concorrência multiponto.
(B) reduzir remuneração dos gerentes.
(C) obter economias financeiras.
(D) superar desempenho ruim.
(E) proporcionar integração vertical.

Resolução
Essa questão é similar questão 44 lá em cima. Como foi criada uma empresa de energia e energia é um insumo importante para mineração, isso é integração vertical. Ou seja, a empresa quer produzir seus próprios insumos para não depender de fornecedores e aumentar a rentabilidade. Alt E.

39
O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.
PORQUE
As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
A primeira está correta, no planejamento estratégico são analisados os concorrentes e o mercado (análise externa). A segunda frase está incorreta, as empresas de um mesmo grupo estratégico NÃO oferecem bens diferentes para clientes diferentes, elas disputam clientes com produtos similares. Alt C.

2012
21
Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade. Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.
O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise
(A) de oportunidades e ameaças existentes no macroambiente.
(B) das forças tecnológicas para adotar soluções informatizadas.
(C) dos fatores sociais para entender as expectativas dos clientes internos.
(D) dos fatores críticos de sucesso para estabelecer o preço de seus produtos.
(E) dos novos entrantes no mercado para determinar o seu volume de produção.

Resolução
Novamente, forças e fraquezas são da análise interna, isto é, da empresa. Oportunidades e ameaças vêm da análise externa, ou seja, dos concorrentes e do mercado. Não houve melhoria na competitividade porque competição é do mercado, algo externo, faltaram análises de oportunidades e ameaças. Alt A.

22
Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas. A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é
(A) aumentar sua receita ao receber pelos serviços que não são consumidos por aqueles que os compram mas não consomem o serviço adquirido.
(B) gerar um fluxo de caixa positivo apesar do prejuízo acumulado ao longo do tempo provocado pelos descontos concedidos.
(C) fazer vendas complementares e atrair novos clientes.
(D) ganhar economia de escala proporcionada pelo volume de vendas.
(E) eliminar suas campanhas de marketing, já que o mercado conhecerá a empresa através desse meio de divulgação.

Resolução
Em um primeiro momento, pensei em economia de escala. Mas o principal objetivo das compras coletivas é aparecer no mercado, ser conhecida para, futuramente, os clientes retornarem. Por isso “vendas complementares” está correta, a receita principal não virá das vendas coletivas, estas são complementares e para atrair novos clientes. Alt C.

23
Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.
O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.
Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:
(A) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa
(B) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo
(C) Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo
(D) Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos
(E) Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia

Resolução
As 5 forças de Porter que influenciam a competitividade são: barganha dos clientes, barganha dos fornecedores, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre concorrentes. Alt D.

24
Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho. Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.
Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:
(A) simplicidade, incerteza, estruturação e efeito no longo prazo
(B) simplicidade, certeza, estruturação e efeito no curto prazo
(C) flexibilidade, incerteza, controlável e efeito no curto prazo
(D) complexidade, certeza, controlável e efeito no curto prazo
(E) complexidade, incerteza, desestruturação e efeito no longo prazo

Resolução
Qualquer coisa, quanto mais complexa, maior a incerteza. Da mesma maneira que quanto mais simples, maior a certeza. Ao falar em estratégia do nível institucional, está falando em toda a empresa, é o planejamento estratégico e este sempre está relacionado a longo prazo e incertezas. Alt E.

28
O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização – macroambiente – e no ambiente interno – microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.
Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o
(A) processo é utilizado para controlar as variáveis controláveis e as não controláveis.
(B) macroambiente fornece as variáveis não controláveis.
(C) macroambiente fornece as variáveis controláveis.
(D) microambiente fornece as variáveis não controláveis.
(E) micro e o macroambientes fornecem as variáveis controláveis.

Resolução
Controlável é o microambiente (a empresa), as forças e fraquezas da empresa. Incontrolável é o macroambiente (mercado), as oportunidades e ameaças. Alt B.

Petrobras Biocombustível 2010
33
Um processo administrativo proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela Organização, visando a um alto grau de interação com o ambiente e atuando de maneira inovadora. Esse processo é de responsabilidade do nível hierárquico mais alto da administração, formulando objetivos e ações a serem seguidas para sua concretização, levando em conta as condições internas e externas à empresa e a evolução que esta pretende ter no longo prazo. Trata-se de planejamento
(A) estratégico.             (B) da produção.                       (C) operacional.             (D) tático.         (E) financeiro.

Resolução
“Melhor direção, interação com o ambiente, nível hierárquico mais alto, longo prazo” só pode ser o planejamento estratégico. Lembrando que o planejamento tático é em médio prazo e o operacional é em curto prazo. Alt A.

34
Atualmente, a existência de um sistema de medidas de desempenho confiável, abrangente e estruturado vem-se mostrando um imperativo ao crescimento e à competitividade empresarial. Responde a essa necessidade, o sistema de indicadores de desempenho, o Balanced Scorecard. Essa metodologia de avaliação de desempenho
(A) tem como principal objetivo o estabelecimento de metas de curto prazo.
(B) tem como finalidade promover uma comparação objetiva entre uma empresa e seus concorrentes.
(C) tem como principal atrativo permitir a atribuição de dimensões matemáticas a valores tangíveis das empresas, como patrimônio, produtividade e capital intelectual.
(D) utiliza um sistema de vetores de desempenho, que consiste em um conjunto de indicadores financeiros da empresa.
(E) avalia o desempenho das organizações a partir de, pelo menos, quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem organizacional.

Resolução
O BSC estabelece indicadores e metas de curto, médio e longo prazo (A). A letra B é benchmarking. Na C, é objetivo atrair dimensões matemáticas (indicadores) para valores intangíveis, como a estratégia. A correta é alt E.

Petrobras Distribuidora
42
A análise do ambiente externo para se planejar qualquer estratégia enfoca
(A) o comportamento da sociedade
(B) o conjunto de informações do ambiente competitivo da empresa
(C) o resultado das vendas para o mercado externo
(D) a utilização do “tino comercial” do empresário para definir suas estratégias de ação
(E) as fontes de recursos financeiros

Resolução
O ambiente externo é sobre concorrentes e mercado. Alt B.

44
O planejamento estratégico apresenta elementos básicos, cada um com funções específicas. Entre esses elementos e suas funções correspondentes encontra(m)-se
(A) a estratégia, que é o estabelecimento das metas, ou seja, das posições de mercado pretendidas pela empresa.
(B) as diretrizes básicas, que identificam as ações necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas.
(C) as premissas, que representam as orientações gerais para a ação da empresa.
(D) o acompanhamento e o controle, que definem o propósito da empresa, ou seja, a sua missão.
(E) os planos e orçamentos, que definem as estimativas e as necessidades dos recursos para a produção.

Resolução
A) “Estabelecimento de metas” é mais “planejamento”. Estratégia é como chegar lá.
B) Diretrizes básicas são o “norte”, “orientações gerais” (dito na alt C), direções, não “ações”.
C) Premissas são considerações prévias, não orientações.
D) Missão é o propósito, mas não é o controle que o define. Controlar é lidar com mudanças.
E) Plano é “meta e método”, orçamento é o limite dos recursos. Certa.
Alt E.

Transpetro
2011
52
O gerenciamento por diretrizes (hoshin kanri) consiste, sinteticamente, no alinhamento de uma empresa a seus objetivos estratégicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I - A gestão por diretrizes prescinde do planejamento operacional e não engloba mecanismos de controle.
II - O gerenciamento por diretrizes pode resultar em muitas lacunas ou superposições, estimulando apenas otimizações locais, tendo em vista que as diretrizes se desdobram em grupos organizados verticalmente, e não através dos processos.
III - Os diagramas de causa e efeito, de relações, de Pareto e de correlações são ferramentas úteis para explicitar diretrizes, a partir dos macroindicadores selecionados.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) I e II                       (D) I e III                      (E) II e III

Resolução
I – “prescinde” significa “dispensa”, claro que não dispensa o planejamento.
Gerenciamento por diretrizes tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia em diretrizes e metas específicas para cada área. Por isso pode resultar em lacunas ou superposições, algumas atividades podem ficar sem metas ou vários indicadores podem mensurar a mesma atividade, II correta.
A III cita ferramentas que podem justificar diretrizes, certo.
Alt E.

53
Uma empresa possui um órgão responsável por pesquisas e estudos. Esse órgão visa a assessorar a administração estratégica, estabelecer políticas e diretrizes gerais para a empresa, com a participação das demais gerências setoriais, definindo sua linha de produtos, o nível de lucratividade esperado, os mercados a serem atendidos e os impactos dos ambientes internos e externos sobre a empresa.
Essas atribuições descritas são características da Gerência
(A) institucional
(B) de projetos
(C) de serviços
(D) de processos organizacionais
(E) dos processos e métodos de trabalho

Resolução
Quanto mais abrangente, mais acima na hierarquia, “mais institucional” é. Alt A.

54
Robert Kaplan e David Norton desenvolveram, nos anos 90, o Balanced Scorecard. Trata-se de um modelo de sistema de medição de desempenho – ou, como preferem os autores, de um sistema de gestão estratégica – que se estrutura em quatro perspectivas básicas, agregando outros enfoques às metodologias tradicionais, centradas somente no aspecto financeiro.
As quatro perspectivas em que se estrutura o Balanced Scorecard são:
(A) Laboral; Clientes; Processos Internos; Treinamento
(B) Laboral; Processos Externos; Fornecedores; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(C) Financeira; Clientes; Processos Externos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(D) Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento Organizacional
(E) Financeira; Fornecedores; Clientes; Processos Internos

Resolução
BSC é “FICACliente: Financeira, processos Internos, Crescimento e Aprendizagem, clientes. Alt D.

Petrobras Biocombustível – Administrador 2010
41
Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como
(A) skimming.
(B) diversificação.
(C) liderança total no custo.
(D) diferenciação.
(E) foco.

Resolução
As estratégias de Porter são: liderança em custos, diferenciação, foco de mercado (custos ou diferenciação). O foco está ligado ao mercado, enquanto a liderança e a diferenciação se referem ao produto.
A questão diz “oferecer preços mais competitivos”, como não cita nenhum nicho de mercado, então é liderança em custos.
Alt C.

50
O comitê de planejamento estratégico se reuniu para escolher as ferramentas de previsão de condições futuras do ambiente externo. Dentre as ferramentas a seguir, a que NÃO deve ser utilizada é a(o)
(A) análise de séries temporais.
(B) previsão por julgamento.
(C) construção de cenários.
(D) Técnica Delphi.
(E) Método Kaizen.

Resolução
Kaizen é a melhoria contínua da produção, não é uma ferramenta de previsão. Alt E.

Transpetro – Administrador 2011
54
Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.
PORQUE
Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
Forças e fraquezas da análise SWOT são do ambiente interno. Ameaças e oportunidades são do ambiente externo.
Ataques terroristas no exterior são do ambiente externo e uma ameaça. Como não afetaram a empresa, então se equivocaram e uma justifica a outra.
Alt A.

Transpetro – Administrador 2012
22
Os diretores de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico para o período de 2012 a 2017. Para isso, fizeram uma reunião visando à definição das estratégias que nortearão o trabalho. Em relação à elaboração do planejamento estratégico, considere as afirmações abaixo:
I – A empresa é um sistema fechado e deverá considerar as suas forças e fraquezas na elaboração do planejamento.
II – O ambiente organizacional divide-se em dois grupos: macroambiente e microambiente.
III – O ambiente geral pode ser caracterizado como o conjunto de aspectos estruturais, capazes de influenciar as diferentes indústrias.
IV – As oportunidades são fatores que fazem parte do microambiente e que podem proporcionar vantagem competitiva à empresa.
Estão corretas as afirmações
(A) I e II, apenas.          (B) I e III, apenas.          (C) II e III, apenas          (D) I, II e III, apenas.      (E) I, II, III e IV.

Resolução
I) A empresa é um sistema aberto.
II) Correto, também chamados de ambiente interno e externo.
III) Não entendi esse “ambiente geral”, deve ser “ambiente externo”, relação com o mercado, com outras empresas. Correto.
IV) As oportunidades fazem parte do macroambiente.
II e III corretas. Alt C.

25
Uma organização decidiu estabelecer uma metodologia para a elaboração de seu planejamento estratégico. Elaborou o diagnóstico estratégico, que é o primeiro passo do processo de planejamento. Com isso, identificou as informações necessárias para nortear o seu direcionamento estratégico. O monitoramento ambiental forneceu os elementos essenciais para a determinação do rumo a ser seguido pela organização. Esse rumo é explicitado através das diretrizes organizacionais formadas pelo(a)
(A) plano operacional e pelo sistema de informações da empresa
(B) sistema de qualidade e pelo sistema de informações da empresa
(C) missão, visão e pelos objetivos da empresa
(D) estrutura e pelos objetivos organizacionais
(E) estrutura organizacional e pelos planos de gestão operacional da empresa

Resolução
Como está falando em “estratégico”, a resposta são os itens mais abrangentes, gerais, abstratos da empresa. Alt C.

26
A análise de cenários externos é necessária no ambiente organizacional, devendo tornar-se rotineira, ou seja, deve estar incorporada ao dia a dia das empresas que pretendem administrar estrategicamente o seu negócio. A empresa que se organiza estrategicamente transforma ameaças em oportunidades.
De acordo com essa perspectiva, depreende-se que
(A) as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são previstas com certa antecedência.
(B) as turbulências do mercado são minimizadas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando
os seus possíveis impactos.
(C) a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas.
(D) a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva fundamental para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua.
(E) uma empresa que se organiza estrategicamente não sofre impactos decorrentes das forças que atuam no macroambiente.

Resolução
A) As forças ambientais não são controláveis.
B) Correto, é um dos objetivos da estratégia a precaução.
C, D e E) não podem ser garantidas.
Alt B.

27
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro dela e, normalmente, tem implicação imediata e específica na administração da organização. A análise do ambiente interno tem por finalidade
(A) evidenciar as deficiências e forças da empresa que está sendo analisada.
(B) evidenciar os pontos fortes e fracos dos concorrentes que atuam no mesmo segmento de mercado.
(C) identificar as forças ambientais incontroláveis que determinam as ações estratégicas.
(D) monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.
(E) quantificar o volume de produção e sua relação com a demanda do mercado.

Resolução
Ambiente interno: forças e fraquezas. Ambiente externo: oportunidades e ameaças. Alt A.

IBGE – Recursos Materiais e Logística 2013
61
A estratégia de uma instituição pode ser entendida como a seleção dos meios para realizar seus objetivos. Para uma instituição, “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania” e “Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de todas as informações estatísticas e geocientíficas que produz e dissemina em tempo útil” são exemplos, respectivamente, de
(A) missão e visão
(B) objetivo estratégico e meta
(C) ponto forte e oportunidade
(D) fator crítico de sucesso e valor
(E) condicionante estratégico e vantagem competitiva

Resolução
Missão se resume a produto, mercado e tecnologia ou algo a fazer.
Visão é algo para ser.
Alt A.

62
Há uma técnica ou princípio de Administração que consiste em definir de maneira participativa os resultados esperados do ocupante de um cargo ou de uma divisão e em controlar os resultados efetivos, sem interferir no dia a dia das atividades do cargo ou da divisão. A técnica descrita é conhecida como administração
(A) científica                 (B) estratégica              (C) participativa            (D) por objetivos          (E) por processos

Resolução
Não costuma aparecer, no entanto é bom saber. APO – Administração por Objetivos, chefe e subordinados alinham seus objetivos.
Alt D.

66
Benchmarking pode ser definida como uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. Associe as características com as etapas da técnica do benchmarking apresentadas a seguir.

I - Planejamento
II - Análise
III - Integração
IV - Ação


P - Implementação dos resultados
Q - Definição das melhores práticas a serem copiadas
R - Coleta, estudo e interpretação dos dados do benchmark
S - Aprimoramento contínuo
T - Definição das modificações no produto ou no processo

As associações corretas são:
(A) I - Q , II - T , III - P , IV - S
(B) I - Q , II - R , III - T , IV - P
(C) I - S , II - T , III - Q , IV - P
(D) I - S , II - P , III - T , IV - R
(E) I - T , II - R , III - P , IV – Q

Resolução
Sobre etapas do benchmarking, mas nem precisava saber o que é benchmarking, bastava analisar as palavras. Atenção para o “imitar” no benchmarking, pois já foi considerado errado em outro exercício da banca (não fez diferença na resolução; se não me engano, o Maximiano usa esse termo).
Planejamento sempre é o que fazer, definir objetivos.
Análise se liga a interpretação de alguma coisa.
Integração é a ligação, no caso, do planejamento com a ação.
Ação é colocar em prática, agir, implementar o que foi planejado.
Alt B.

IBGE – Analista de Planej. e Gestão 2013
67
O balanced scorecards (BSC) gera vários benefícios para as organizações onde é implementado. Dentre esses benefícios, encontram-se:
(A) Promoção do alinhamento dos indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais; suporte à atribuição de incentivos em função do desempenho individual e da contribuição para os resultados do negócio.
(B) Ajuda na retenção e atração de talentos para a organização; favorecimento do contrato psicológico dos colaboradores; comprometimento com resultados.
(C) Favorecimento do estabelecimento de planos de melhorias de processos; facilitação na identificação de necessidades de treinamentos; permissão de uma orientação mais assertiva em relação ao desenvolvimento; relacionamento com a equipe.
(D) Identificação de informações do nível de satisfação dos colaboradores; identificação de indicadores de comportamento e de imagem que o prestador passa através dos seus serviços e produtos.
(E) Estímulo aos indivíduos na busca e no compartilhamento de seu capital intelectual; favorecimento da variabilidade do trabalho de acordo com as habilidades individuais.

Resolução
Alt A.

INNOVA – Administrador 2012
45
Uma empresa de produtos agropecuários identificou uma oportunidade no mercado. Desejando estabelecer uma estratégia para ampliar sua participação no mercado, a empresa precisa levar em consideração o fato de que a(s)
(A) análise do ambiente interno possibilita a identificação de oportunidades e ameaças para a empresa.
(B) análise do ambiente externo possibilita a identificação de oportunidades para a empresa.
(C) oportunidades são identificadas a partir da análise do ambiente interno da organização.
(D) oportunidades estão relacionadas às fraquezas da empresa, que são identificadas no ambiente externo.
(E) forças da empresa, identificadas no ambiente externo, estão relacionadas às ameaças.

Resolução
Como em muitas questões (pelo menos antigamente), a resolução gira em torno de: ambiente interno – força e fraquezas; ambiente externo – oportunidades e ameaças. Alt B.

46
Uma empresa do setor de energia está sofrendo uma reestruturação para que possa tornar-se mais competitiva no mercado. Uma orientação que está sendo seguida nesse processo é a redução dos níveis hierárquicos. Tal redução em uma organização tem como objetivo
(A) possibilitar a ampliação da autonomia dos funcionários.
(B) diminuir a velocidade do processo decisório.
(C) dificultar o fluxo de comunicação entre o nível estratégico e o nível operacional.
(D) realocar a linha de produtos oferecidos ao mercado.
(E) facilitar o acesso dos clientes externos ao presidente da empresa.

Resolução
Repare que nunca se deseja “diminuir a velocidade do processo decisório” ou “dificultar o fluxo de comunicação”. A intenção é dar autonomia aos funcionários.
Alt A.

47
A gestão estratégica da empresa consiste, entre outras atividades, na estruturação dos sistemas técnico, organizacional e social e na definição da capacidade produtiva e dos recursos necessários. Para que uma empresa atinja altos padrões de competitividade, é preciso considerar que o
(A) fator condicionante da estrutura organizacional são as relações interpessoais dos empregados, as quais constituem a organização formal.
(B) nível institucional detém o conhecimento técnico das atividades realizadas internamente durante a elaboração dos produtos que são ofertados ao mercado.
(C) sistema técnico da organização está representado pelo ambiente corporativo, por suas relações com o mercado e pelas estratégias de atuação.
(D) sistema organizacional é centrado na área de produção e seu objetivo é determinar o fluxo ótimo do processo produtivo.
(E) sistema social que compõe a empresa envolve valores, atitudes, comportamento, sentimentos, liderança e interações informais que conduzem as relações interpessoais.

Resolução
A Relações interpessoais definem a organização informal, não a formal.
B) Nível institucional não detém o conhecimento técnico, é o operacional.
C) Relações com o mercado é o sistema organizacional.
D) Área de produção é o sistema técnico.
E) Correto.
Alt E.

50
Para a definição de uma estratégia, é imprescindível que ela esteja em consonância com os produtos, mercados e clientes, além de integrada ao contexto dos negócios da organização. Havendo a interação desses elementos, a organização se tornará competitiva. O nome do método utilizado para enfrentar a competição dos concorrentes e os aspectos em que tal método se baseia são, respectivamente:
(A) Diferenciação: produtos de valor superior ao da concorrência, porque são diferentes, utilizando qualidade e inovação como fatores fundamentais.
(B) Liderança em Custos: produtos diferenciados de seus concorrentes por serem mais caros.
(C) Segmentação por Mercado: produtos diferenciados pelo design e estilo, em que a flexibilidade e a velocidade são fundamentais.
(D) Segmentação por Cliente: seleção de um segmento limitado de clientes, ao qual se consegue servir melhor que a concorrência, com mais eficiência.
(E) Foco: obtenção de custos mais baixos que a concorrência, utilizando a eficiência como fator fundamental.

Resolução
Pelas estratégias de Porter temos: liderança em custos, diferenciação, foco no mercado (que são as segmentações apresentadas). A correta é A, nas outras há erros entre o nome e o adjetivo, por exemplo, se a liderança é em custos, não se faz isso com produtos diferenciados (letra B).
Alt A.

54
Ao considerar que “a estrutura segue a estratégia”, os principais autores de Administração levam em consideração diversos fatores que são condicionantes da estrutura organizacional. Dentre eles, sabe-se que a natureza da atividade desenvolvida, a geração de informações e o uso do conhecimento influenciam a estrutura.
No caso do condicionante acima descrito, leva-se em consideração a(o)
(A) política          (B) tecnologia             (C) ambiente                 (D) tamanho                 (E) objetivo estratégico

Resolução
Tecnologia é o uso do conhecimento para produzir algo (se disse “conhecimento”, então preste atenção na tecnologia). Alt B.

60
O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento gerencial que procura avaliar resultados a partir da mensuração de ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa. Entre esses ativos constam: produtos e serviços de qualidade, funcionários competentes e motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos. Além disso, o BSC é um instrumento que focaliza diferentes perspectivas de desempenho. Uma das perspectivas de desempenho estabelecidas no BSC é a dos clientes, a qual apresenta como característica o fato de
(A) indicar os resultados financeiros, normalmente expressos pelo caixa ao final do período contábil.
(B) ser expressa por medidas relativas aos sistemas de informação que a empresa possui para acompanhar a sua produtividade.
(C) ser expressa a partir de indicadores, tais como a qualidade de serviços e os índices de produtividade.
(D) ser expressa por medidas, tais como satisfação do cliente, índice de reclamações, percentual de participação no mercado, imagem e reputação da organização.
(E) ser expressa pelo clima organizacional e por medidas de lucratividade.

Resolução
Lembrando o BSC: FICACliente – Finaneiro, processos Internos, Crescimento e aprendizagem, Clientes.
Se o nome é “Clientes”, então tem que se relacionar a clientes. Alt D.

Prominp – Qualidade 2010
41
Um dos sistemas de medição de desempenho mais difundidos na literatura empresarial é o Balanced Scorecard (BSC). Tal sistema
(A) é estruturado em três perspectivas básicas.
(B) tem como diferencial desconsiderar as medidas financeiras tradicionais.
(C) pressupõe um balanceamento adequado entre medidas de resultado e medidas de tendências (performance drivers).
(D) é um instrumento inadequado ao processo de implementação e revisão da estratégia empresarial.
(E) utiliza diversas perspectivas, não necessariamente correlacionadas ou independentes.

Resolução
As 4 perspectivas do BSC: Financeira, processos Internos, Crescimento e Aprendizagem, Clientes (FICACliente).
A correta é a C: medidas de resultado e medidas de tendências (pouco aparece em provas). Alt C.

43
Sobre o gerenciamento por diretrizes (hoshin kanri), é INCORRETO afirmar que
(A) dispensa um processo de controle ou verificação.
(B) consiste no alinhamento de uma empresa a seus objetivos estratégicos.
(C) caracteriza-se pelo estabelecimento, desdobramento e implementação das diretrizes.
(D) o diagrama de Ishikawa e o Gráfico de Pareto são ferramentas úteis no desdobramento dessas diretrizes.
(E) as diretrizes desdobram-se em grupos funcionais organizados verticalmente, e não através de processos.

Resolução
Se é por diretrizes, impossível dispensar o controle e verificação. Alt A.

Eletrobras – Administrador 2010
33
Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações. As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos. As empresas são sistemas abertos porque
(A) são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.
(B) são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.
(C) são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.
(D) são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.
(E) interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.

Resolução
Sistema é entrada processada que se torna uma saída, muitas vezes tem feedback. Mas não é determinístico (letra A), nem todos utilizam máquinas e equipamentos (letra B), estabelece sim relações com o meio (letra C), não são necessariamente do tipo orgânico, pode ser mecanicista (letra D).
É considerado aberto pois interage com o meio, o mercado, outras empresas, consumidores, fornecedores.
Alt E.

Cefet – Administrador 2014
47
Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema
(A) fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos.
(B) linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário.
(C) aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros.
(D) centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle.
(E) administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.

Resolução
A empresa é um sistema aberto e a justificativa está na alternativa. Alt C.