PROJETO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Petrobras – Eng. Produção 2010
43
As organizações modernas enfrentam processos de tomada de decisão em função de problemas que apresentam maior diversidade e complexidade. A estrutura organizacional que possui características, tais como: pontos de vista mais gerais, decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída, é a estrutura
(A) linear.                     (B) funcional.                (C) colegiada.               (D) divisional.                (E) matricial.

Resolução
A resposta é C. Nenhum livro que tenho (Slack, Laugeni, Maximiano) citou essa estrutura, mas achei uma definição do Maximiano de outro livro, resumindo, são empresas que possuem conselho de administração, pessoal de fora opinando. Alt C.

58
Dentre as etapas do processo de flexibilização do trabalho,destacam-se: o comprometimento da alta administração, a análise da força de trabalho, o grau de flexibilização ao qual a empresa se permite e a consulta a todos os funcionários. A partir dessa perspectiva, analise os aspectos abaixo.
I - Padrões de trabalho adaptáveis a novas condições de mercado
II - Maior retorno sobre os investimentos (ROI) em relação ao treinamento
III - Igualdade de oportunidades
IV - Melhor planejamento do expediente
São vantagens do trabalho flexível APENAS os aspectos apresentados em
(A) I e II.                      (B) II e IV.                    (C) III e IV.                   (D) I, II e III.                 (E) II, III e IV.

Resolução
A flexibilidade em questão é em relação a habilidades, um colaborador com habilidades para várias funções, assim, em um mercado dinâmico, a empresa se adapta melhor e mais rapidamente. Os treinamentos dão mais retorno e vários colaboradores tem oportunidades de melhorias. Não sei por que a IV está errada, mas a I e III estão corretas com certeza, então a II também. Alt D.

Petrobras – Eng. Produção 2011
54
Frederick Taylor é considerado o principal expoente da Administração Científica. A respeito da Administração Científica, analise as afirmações abaixo.
I - Taylor implantou a ideia de tempos e movimentos para garantir que todos os empregados fizessem as
mesmas tarefas de forma exatamente igual.
II - A Administração Científica recorre a incentivos puramente salariais ou prêmios de produção para estimular
a elevação da eficiência do operário.
III - A Administração Científica busca a eliminação das atividades que não agregam valor ao produto, propondo a classificação das perdas em sete grandes grupos: perda por superprodução; perda por espera; perda por transporte; perda no próprio processamento; perda por estoque; perda por movimentação; e perda por fabricação de produtos defeituosos.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I                 (B) II                (C) III               (D) I e II                       (E) I e III

Resolução
Apesar de “todos os empregados” e “exatamente igual” serem utopia e poderiam deixar a questão errada no CESPE, é verdade e aqui, está correta. A recompensa salarial é característica importante na administração científica, que considerava o “homem econômico”. As perdas em sete grupos citadas na III fazem parte da produção lean. Alt D.

58
Com relação ao projeto de trabalho, tem-se que a(o)
(A) divisão do trabalho apresenta como vantagem o fato de causar menos danos físicos ao executor de determinada
tarefa do processo produtivo.
(B) administração científica busca estudar o trabalho, avaliando os métodos e recursos para execução das tarefas e mensurando o tempo de realização das mesmas pelo trabalhador.
(C) único aspecto não abordado pela ergonomia é a interação do indivíduo ao espaço de trabalho.
(D) processo de tomada de decisões é centralizado, mesmo considerando um projeto de trabalho que envolva o empowerment.
(E) empowerment busca aumentar a produtividade do trabalhador ao simplificar as atividades no processo produtivo.

Resolução
A – a divisão do trabalho causa especialização e isso pode causar mais danos físicos ao executor. C – a interação do indivíduo com o trabalho é o aspecto principal da ergonomia. D e E – empowerment é dividir mais o poder de decisão pela organização, então a tomada de decisões é descentralizada e não é a simplificação das atividades. Claramente a questão foi baseada no cap. 9 do Slack, porque aborda todos os assuntos do capítulo. A alt B está correta, a administração científica foi o estudo do método e das medidas (tempo). Alt B.

Petrobras – Eng. Produção 2012
65
“A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial” (Chiavenato, 2007).
O termo organização, no que tange a uma unidade ou entidade social, compreende a organização formal, que, por sua vez,
(A) emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de uma posição.
(B) nasce a partir de relacionamentos entre os ocupantes dos cargos na empresa.
(C) se baseia na divisão do trabalho racional, na diferenciação e na integração dos participantes.
(D) se forma com base nas relações de grupos de amizade e de grupos informais.
(E) se constitui de interações e de relacionamentos sociais entre as pessoas.

Resolução
Essa questão é do Chivenato, seria uma mudança da banca em relação a base de autores? Organização formal é aquela literal, escrita, com regras, tangível. A informal que “emerge espontaneamente”, surge das relações interpessoais, dos grupos que se formam naturalmente na empresa. Apesar do “integração dos participantes”, ela está certa por causa do “divisão do trabalho racional”. Alt C.

Petrobras – Administrador 2010 Maio
39
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.
A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,
(A) matricial geográfica / matricial por produto.
(B) funcional geográfica / funcional por produto.
(C) divisional geográfica / divisional por produto.
(D) multifuncional geográfica / multifuncional por produto.
(E) multinacional geográfica / multinacional por produto.

Resolução
Matricial é a transição de funcional para projetizada, mas o enunciado não traz nada específico a isso, não é possível ter certeza. D e E não tem nada a ver. Não pode ser funcional porque diretoria não é um departamento, é um cargo que existe em cada departamento. E como possui bastante responsabilidade e autonomia, é a estrutura divisional. Alt C.

40
Estruturas podem ser analisadas por meio das configurações que assumem, dadas as estratégias e os diferentes atributos da organização. Associe as estruturas apresentadas na coluna da esquerda, à respectiva característica na coluna da direita.

Está correta a associação
(A) I - P, II - S, III - R    (B) I - Q, II - R, III - P    (C) I - R, II - P, III - S    (D) I - S, II - R, III - Q    (E) I - P, II - Q, III – R

Resolução
Não entendi os desenhos. Burocrática é altamente hierarquizada, parece com a estrutura linear. Diversificada é entre matricial e projetizada. Ad hoc significa caso a caso, sem dependência um do outro, ou seja, é único como projeto. Adhocrática é a estrutura projetizada. Alt B.

42
Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.
PORQUE
O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
A empresa cresce e precisa ser melhor dividida, colocando mais nível na hierarquia. Alt A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário