PROJETO E ANÁLISE DE SISTEMAS LOGÍSTICOS

Petrobras – Eng. de Produção 2009
28
Uma empresa compra 4.500 caixas divididas igualmente entre três fornecedores e deseja diminuir o tempo de recebimento da entrega. Para cada dia que o fornecedor antecipar a entrega das caixas, o comprador aumentará a sua cota em 100 caixas. Todos os fornecedores utilizam, atualmente, o transporte ferroviário e devem avaliar outros modais que possibilitem a antecipação desejada pelo comprador. Um dos fornecedores tem suas caixas avaliadas em R$ 200,00 e consegue uma margem de contribuição bruta de 10% do valor das caixas, sem considerar os custos de transporte. Com base no levantamento de custos e tempos dos modais apresentados na tabela acima, qual a solução de transporte que possibilitará um incremento maior da margem de contribuição líquida para a entrega das caixas de maneira mais rápida?
(A) Apenas aéreo.
(B) Apenas ferroviário.
(C) Apenas rodoviário.
(D) Aéreo em conjunto com rodoviário.
(E) Ferroviário em conjunto com rodoviário.

Resolução
O texto é longo e confunde “quem somos” na questão... Somos o fornecedor, transportamos apenas pelo modal ferroviário, vamos mudar e temos que calcular a mais vantajosa (maior lucro).
Atualmente, transportamos 1500 caixas pela ferrovia com tempo de entrega de 10 dias e ganhamos R$20 por caixa. Para cada dia que diminuirmos esse tempo de entrega, aumentamos 100 caixas, mas ainda tem o custo por essas caixas adicionais.
Para o ferro + rodo, diminuímos 2 dias na entrega e passamos a entregar mais 200 caixas, isto é, 1500+200=1700. A receita será de 1700*R$20 e o custo será de 1700*R$5, lucro é a receita – custo.
Fazemos isso para cada opção, quanto maior o lucro, melhor.
Ferro + rodo:     (1500+200)*(20-5)=R$25.500
Rodo:               (1500+500)*(20-6)=R$28.000
Aéreo + rodo:    (1500+700)*(20-10)=R$22.000
Aéreo:              (1500+800)*(20-12)=R$18.400

O rodoviário tem o maior lucro, é a melhor opção. Alt C.

Petrobras – Eng. Produção 2010
30
Em algumas empresas, o custo de transportes é o componente mais significativo dos custos logísticos. Em relação ao gerenciamento do sistema de transportes, afirma-se que
(A) a variação do tempo de entrega dos produtos até os clientes finais não é um fator relevante, pois apenas o tempo médio de entrega deve ser considerado.
(B) a variação do tempo de entrega é indicador da confiabilidade do transportador.
(C) o tempo médio de entrega deve ser definido apenas após a venda das mercadorias, pois pode influenciar na decisão dos compradores.
(D) as perdas de mercadorias, durante a atividade de transporte, não são importantes, uma vez que todos os produtos são seguráveis.
(E) as perdas de mercadorias, durante o transporte, independem da qualidade do transportador.

Resolução
O transportador é responsável por entregar no prazo estabelecido, com qualidade, com integridade e qualquer outro aspecto requerido pelo contratante e pelo receptor. Bons desempenhos nesses aspectos definem a confiabilidade do transportador e serve de parâmetro para sua contratação. Alternativas obviamente erradas, menos a correta, alt B.

Petrobras – Eng. Produção 2011
22
Com relação à Logística Empresarial, analise as afirmativas a seguir.
I – O sistema logístico tem como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços, com o menor custo possível.
II – Um projeto de logística envolve seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.
III – A distribuição física é a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de materiais e o controle de estoque.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas.    (B) II, apenas.   (C) I e II, apenas.          (D) II e III, apenas.        (E) I, II e III.

Resolução
Item I está correto, parece o conceito de logística do Council of Logistic Supply Chain Management. II também está correto. O III está errado no final, pois “distribuição física” é a entrega para o cliente final e inclui sim a gestão de estoque e movimentação de materiais (Slack que disse). Alt C.

Petrobras – Eng. Produção 2012
40
Uma empresa, que atende a quatro pontos de mercado, decidiu manter todos os estoques de produtos em um único armazém, de onde partirão as entregas para suprir os pontos de mercado. Os pontos de coordenadas, de volumes e de tarifas de transporte são apresentados na tabela abaixo.
Usando o método do centro de gravidade, a localização aproximada para um armazém único é
(A) Xg = 3,00 e Yg = 2,78
(B) Xg = 3,16 e Yg = 3,00
(C) Xg = 3,42 e Yg = 3,00
(D) Xg = 3,56 e Yg = 2,78
(E) Xg = 3,56 e Yg = 3,00



Resolução

O método de centro de gravidade é igual a uma média ponderada. Na média ponderada, os componentes têm pesos diferentes. Aqui, o que mais pesa é o custo (dinheiro), que depende do volume transportado e da tarifa, por isso, multiplicamos cada volume por sua tarifa (vol*$). Este é o peso que determina para onde vai tender mais a posição do armazém. Para relacioná-lo com a posição de X e de Y, multiplicam eles pelas coordenadas (vol*$*X e col*$*Y). Em seguida, somamos cada coluna. Para achar um único ponto X e um único Y, dividimos a soma de X pela soma dos pesos, o mesmo procedimento para Y (na média ponderada, sempre o denominador é a soma dos pesos). Obs: se for chutar, x=3,56 aparece duas vezes e y=3 aparece três vezes, não chute na alternativa que aparecem juntas. Alt D.

Petrobras – Administrador 2010
58
Determinar a localização de uma planta industrial ou centro de distribuição é uma decisão estratégica na gestão da cadeia de suprimentos. Um dos métodos mais utilizados é o método do Centro de Gravidade, que exige do analista muitas informações a respeito das operações da empresa. Para a aplicação do método do Centro de Gravidade para única instalação é DESNECESSÁRIO informar-se sobre
(A) o volume de carga proveniente de fornecedores.
(B) o custo de manuseio nos centros de distribuição.
(C) os custos de transporte.
(D) as demandas dos clientes e mercados atendidos.
(E) as coordenadas de clientes e fornecedores.

Resolução
Centro de gravidade de novo. Como vimos, o custo de manuseio nos centros de distribuição não importa, porque, em teoria, não variam de acordo com a localização. Além disso, os custos de transporte são bem maiores. Volume de carga, tarifa de transporte, quantidade de carga e localizações são importantes. Alt B.

Petrobras Biocombustível – Eng. Produção 2010
26
Devido ao aumento da demanda de seus produtos, uma indústria está avaliando cinco possíveis localidades para a instalação de uma nova unidade industrial. Em função de fatores de localização mais relevantes identificados, a Organização atribuiu notas de 1 a 7 a cada fator para cada uma das localidades analisadas, conforme mostra a Tabela a seguir.

A localidade que tem a melhor avaliação é
(A) Local MT.    (B) Local RJ.     (C) Local BH.    (D) Local SP.    (E) Local CE.

Resolução


É o método do centro de gravidade, mas não disse o nome. Lembrar-se que o método é uma média ponderada e na média ponderada sempre multiplicamos pelo peso (para relacionar os dois) e dividimos a soma desses multiplicados pela soma do PESO. 
Na tabela, 86 é a soma dos pesos e é o denominador na divisão de cada “SOMA”; ex: 453/86=5,3. Quanto maior, melhor, MT ganhou. Alt A.

Transpetro – Eng. Produção 2011
43
A empresa Z busca selecionar o melhor local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade deverá abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas iguais a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre as duas cidades igual a 100 km, afirma-se que
(A) qualquer localização entre X e Y resultará no mesmo custo com transporte.
(B) a instalação da unidade na cidade X, para redução dos custos com transporte, é melhor do que na cidade Y, pois a quantidade consumida será menor.
(C) a localização que minimiza os custos com transporte corresponde ao meio do caminho entre as cidades, ou seja, a 50 km de cada uma.
(D) a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 75,5 km de X e 24,5 km de Y.
(E) a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 63,6 km de X e 36,4 km de Y.

Resolução
Mais uma questão com o método de centro de gravidade. Aqui, o peso é a tonelada transportada. x=2000t e y=3500t. Soma=5500t. Fazendo a porcentagem, x=36,4% e y=63,6%. Se y recebe 63% das toneladas transportadas, tem que estar mais perto de y na proporção inversa, 36,4km de y. Alt E.

Transpetro – Administrador 2011
43
O diretor de logística de uma empresa de produção de bens de consumo tem a missão de colaborar na expansão do negócio. Para isso, ele está avaliando duas opções de investimento, a saber:
• Opção 1 - Expansão da fábrica na mesma localidade
• Opção 2 - Transferência da fábrica para outra localidade mais próxima do mercado consumidor
O critério de decisão do diretor é o custo logístico total da operação. No auxílio à sua decisão, o diretor encomendou um estudo de localização para avaliar a opção 2. A consultoria responsável pelo estudo decidiu utilizar o método do centro de gravidade para uma única instalação. Para que o estudo de localização seja realizado e o diretor possa decidir entre apenas uma das opções de investimento (1 ou 2), utilizando-se do critério do custo logístico total, a única informação DESNECESSÁRIA, dentre as abaixo relacionadas, é sobre
(A) a localização geográfica de clientes e fornecedores
(B) o histórico da taxa de defeitos na produção das máquinas gargalo da fábrica atual
(C) os custos de transporte
(D) os históricos de demanda de clientes e de aquisição de matérias-primas
(E) os custos de terreno e de manutenção da fábrica na nova localidade

Resolução
Tem uma questão parecida acima e errava no mesmo ponto: atividades internas. A errada é a B, pois não importa para a localização o que acontece na produção, importa apenas aspectos relacionados a localização.
Alt B.

44
Um gerente de armazenagem, ao assumir a função, depara-se com o seguinte cenário em seu armazém:
• Quantidade de SKUs: 5.500
• Giro médio dos itens: 7,5
• Distância média diária percorrida para realizar picking de um item: 12 metros
• Todos os itens de menor giro estão nas áreas mais distantes da área de separação de pedidos
O gerente do armazém pode implementar diferentes ações, que fornecem os seguintes resultados:
Ação    Resultado
I           Aumento do giro médio dos itens.
II          Redução do giro médio dos itens.
III          Aumento da distância média percorrida para realizar picking de um item.
IV         Redução da distância média percorrida para realizar picking de um item.
V          Modificação do layout e reposicionamento dos itens no armazém.
Desconsiderando-se possíveis efeitos de interações entre as ações e qualquer outra variável não mencionada na situação descrita, para alcançar uma gestão eficiente dos materiais do armazém, o gerente deve implementar APENAS as ações
(A) I e IV                       (B) II e III                       (C) II e IV                      (D) I, III e V                   (E) II, IV e V

Resolução
A maioria dessas questões “o que fazer?” gira em torno de objetivos óbvios, porque as variáveis apresentadas são limitadas. Por exemplo: sempre se busca o aumento do giro e a diminuição da distância percorrida. I e IV certas.
Como disse que os itens de menor giro já estão nas áreas mais distantes da separação, então não precisa mudar o layout.
Alt A.

3 comentários:

  1. Na questão 40. Se os custos de transporte estivessem associados à distancia (e nao ao volume), o peso seria igual ao custo x distancia?

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    1. Exato.
      E se não citasse custo, seria só a distância ou volume. Assim como na questão 26 só fala em "notas" e na 43, só volume e distância.

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