RESPONSABILIDADE SOCIAL

Essa matéria estava nos editais desde 2011 até 2014.1 - Maio, sumiu do edital 2014.2-Setembro.
                “Responsabilidade social pode ser vista como a aplicação abrangente da ética no processo de decisão. Todas as áreas da gestão de operações têm uma dimensão social.” – Slack
                 “Compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.” – Ashley
Petrobras – Eng. de Produção 2011
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NÃO se enquadra(m) no conceito de responsabilidade social empresarial a(s)
(A) governança corporativa
(B) contratação de funcionários de diversas origens étnicas e sociais
(C) produção de bens não prejudiciais ao consumidor
(D) ausência de planos de contingência
(E) preocupações com o meio ambiente

Resolução
Não sei qual o embasamento teórico, porque contratar funcionário de diversas origens é estranho (o que para o RH deve ser normal), o que não pode existir é a discriminação, mas isso é diferente de contratar baseado na etnia.
De qualquer maneira, a letra D não poderia estar correta. Toda empresa precisa de um plano para conter, sanar acidentes.
Relacionando com o SA8000, A é o sistema de gestão, B é a falta de discriminação, C é a obviedade, D é a segurança e saúde, E também é obviedade. Alt D.

Petrobras – Eng. de Produção 2012
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A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação de Responsabilidade Social. Dentre os seus nove requisitos básicos, incluem-se
(A) inventário de carbono e remuneração salarial acima da média setorial
(B) plano de saúde para os empregados e carga horária máxima de 30 horas semanais
(C) canal de comunicação e hierarquia
(D) sistemas de gestão e eliminação do trabalho infantil
(E) impactos ambientais e filantropia

Resolução
Lembrando os requisitos da SA8000: trabalho infantil e forçado são proibidos, discriminação e punições não são aceitáveis, associações e negociação coletiva são garantidas, segurança e saúde do trabalhador são assegurados, assim como salário justo e carga horária adequada, tudo é controlado pelo sistema de gestão.
Carbono não tem nada a ver e a remuneração não precisa ser acima da média, plano de saúde não é obrigatório e a carga máxima é de 48h, não cita comunicação nem hierarquia, filantropia não aparece.
O SA8000 trata de proibições e itens assegurados, não ações que a empresa deve tomar.
O sistema de gestão deve existir para assegurar que sejam cumpridos e trabalho infantil/escravo sempre estão relacionados com “social” (abominável e trauma da sociedade moderna).
Alt D.

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Programas de bem-estar são normalmente adotados nas empresas para a prevenção de problemas de saúde entre seus funcionários. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) preocupam-se com esse processo para que os funcionários possam cumprir suas tarefas a contento. Um dos modelos conhecidos é o da Walton, que listou como um dos fatores de QVT a “utilização e desenvolvimento de capacidades” do trabalhador. Tal fator compreende a(o)
(A) autonomia
(B) imagem da empresa
(C) jornada de trabalho
(D) igualdade de oportunidades
(E) crescimento profissional

Resolução
Quando se fala em desenvolvimento de capacidades, estamos falando das funções do trabalhador, é a análise do psicológico da pessoa enquanto trabalha. Eu relacionei com o crescimento profissional, porém, sabendo que “crescimento” é um dos grupos de Walton, não poderia ser a resposta. Então é “autonomia” é mais “psicológico” e é a certa . Alt A.

Petrobras – Eng. de Produção 2014
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Uma determinada empresa possui como principal fonte de fornecimento o produto do plantio de agricultores familiares. Os gestores dessa empresa decidem criar um programa de investimentos de longo prazo, a fundo perdido, visando à melhoria da qualidade da terra desses fornecedores. Os principais resultados esperados, a partir da aplicação desse programa, são: o aumento da produtividade e da renda por parte dos agricultores e a redução do risco e do custo no fornecimento. Nesse caso, tal empresa demonstra desenvolver uma ação relacionada à(ao)
(A) cidadania empresarial
(B) responsabilidade social empresarial
(C) filantropia empresarial
(D) voluntariado empresarial
(E) assistencialismo empresarial

Resolução
A matéria é “responsabilidade social”, então, muito provável que a resposta correta seja a que diz “responsabilidade social”...
“Cidadania Empresarial” é a preocupação com o cidadão, com a comunidade na qual está inserida.
“Filantropia Empresarial” não é mais utilizada, mas é um tipo de social.
“Voluntariado Empresarial” é incentivar o trabalho voluntário entre seus funcionários.
“Assistencialismo Empresarial” é amplo, é qualquer tipo de assistência, pode ser voluntariado, doações ou outras.
No modelo de stakeholders, a empresa é uma entidade social que deve trazer benefícios a todos seus parceiros (acionistas, fornecedores, comunidade, etc.), a situação citada é o desenvolvimento de um fornecedor. Alt B.

Petrobras – Administrador 2010 Maio
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Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos.
PORQUE
Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
(Essa questão também está na parte de “Gestão Ambiental”).
Responsabilidade social não é isso, são ações voltadas para o desenvolvimento social.O marketing verde está certo, ele também faz alguma coisa, não só divulga o que é dos outros! Alt D.

Petrobras – Administrador 2010
43
Estratégias de marketing global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação semelhante.
PORQUE
No longo prazo, a responsabilidade social é interessante para a organização, pois é mais provável que os clientes venham a comprar de uma organização se esta demonstrar preocupação com o bem-estar de seus clientes.
A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

Resolução
Parece que gostam de relacionar marketing e responsabilidade social na prova de administrador, o que não acontece na de eng. de produção (até porque marketing sequer entra).
Marketing global está correto, não teria sentido fazer uma propaganda global se os públicos não fossem semelhantes.
A segunda parte também está correta, pois se acredita que a responsabilidade social seja cada vez mais valorizada em longo prazo. E “clientes” são todos, inclusive a sociedade.
Mas uma não justifica a outra, o marketing global não vai ser apenas com responsabilidade social. Alt B.

BNDES – Administrador 2013
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Sobre a recente evolução do conceito de responsabilidade social, considere as afirmativas abaixo.
I - O conceito de responsabilidade social corporativa vem amadurecendo quanto à capacidade de sua operacionalização e mensuração, subdividindo-se em vertentes do conhecimento, tais como, por exemplo: responsividade social corporativa, performance social corporativa e inovação social, entre outras.
II - Desde o início do século XX, após os debates filosóficos sobre a obrigação de as corporações promoverem o avanço tecnológico, os termos responsabilidade social corporativa e responsividade social corporativa passaram a ter seus conceitos associados.
III - No final do século XX, a literatura sobre responsabilidade e responsividade social corporativa, por ter passado a ser alvo de atenção de autores da área acadêmica ligada à ética dos negócios, assumiu um aspecto mais normativo.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas     (B) II, apenas    (C) I e III, apenas           (D) II e III, apenas          (E) I, II e III

Resolução
“Responsabilidade” e “responsividade” não viraram sinônimos. Responsividade vem de resposta, é mais reativo.
I e III corretas. Alt C.

64
A realidade organizacional é constituída e construída a partir da comunicação e também da falta de comunicação adequada. Assim sendo, pode-se dizer que a comunicação é um meio poderoso de estabelecer e de reforçar a realidade organizacional.
A respeito do processo de comunicação organizacional, considere as afirmações abaixo.
I - A comunicação organizacional é compreendida como uma forma ativa de criar, desenvolver e manter relacionamentos e valores compartilhados, culturas comuns e metas acordadas, bem como de estabelecer os meios para atingi-las.
II - O empowerment, na medida em que permite ao trabalhador maior responsabilidade pelo planejamento e controle do seu próprio trabalho, decisão e participação ativas na administração, favorece a comunicabilidade e a sociabilidade organizacionais.
III - Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações organizacionais voltadas para a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho, requerendo uma política de comunicação que dissemine, estimule e consolide uma cultura organizacional centrada em valores, crenças e ideias voltadas para o bem-estar individual e coletivo.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas                 (B) III, apenas       (C) I e III, apenas                  (D) II e III, apenas                     (E) I, II e III

Resolução
Todas corretas. Alt E.

68
Observa-se que, se, por um lado, o conceito de cidadania empresarial vem tendo maior receptividade pelas empresas, na medida em que está recebendo, na prática, uma conotação de gestão de relações comunitárias; por outro lado, o conceito de responsabilidade social se vem consolidando como um conceito intrinsicamente interdisciplinar, multidimensional e associado a uma abordagem sistêmica [...]. Conclui-se que o conceito de cidadania empresarial, para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, permeando toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo, como pano de fundo, o desenvolvimento sustentável.
ASHLEY, P.A.; COUTINHO, R.B.G.; TOMEI, P.A. Responsabilidade Social Corporativa e Cidadania Empresarial: uma análise conceitual comparativa. Disponível em: <www.agenda21empresarial.com.br>. Acesso em: 5 jun. 2012.
Considerando-se os aspectos expostos no texto acima, o conceito de responsabilidade social corporativa requer, para sua construção teórica e aplicação prática, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa. Tal orientação está refletida em:
(A) execução rígida do planejamento das etapas de produção
(B) adoção de perspectivas normativas restritas aos interesses dos gerentes
(C) obrigatoriedade da incorporação dos trabalhadores como acionistas da empresa
(D) estratégias em busca da intensificação incessante do lucro
(E) desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio

Resolução
Se fala em “social” então não pode estar ligado a produção, acionistas, lucro e outras que envolvam dinheiro. Alt E.

INNOVA – Administrador 2012
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A qualidade de vida da população tem sido objeto de debate e reflexão em função das novas expectativas do homem em relação aos seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. A busca de melhores condições de vida e de trabalho vem sendo enfatizada, englobando diversos fatores que são determinantes para o alcance dessa qualidade de vida. A qualidade de vida no trabalho está associada aos elementos listados abaixo, EXCETO à(ao)
(A) autonomia no exercício das atividades, na programação e na execução do trabalho.
(B) viabilidade de oportunizar avanços na instituição e na carreira, que serão reconhecidos por colegas, membros da família e comunidade.
(C) possibilidade de o empregado poder expressar seus pontos de vista aos superiores, sem medo de represálias.
(D) grau de relacionamento marcado por auxílio recíproco, abertura interpessoal e respeito às individualidades.
(E) exercício da capacidade intelectual plena do trabalhador, independente da remuneração por ele obtida.

Resolução
Acho que o sentido de “independente da remuneração” é o trabalho por prazer, sem ligar para o dinheiro. É a errada. Alt E.

Eletrobras – Administrador 2010
58
O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade. Com base nesse conceito, que pressupõe um estágio avançado de RSC, afirma-se que essas empresas
(A) adotam a educação ambiental como estratégia de comunicação, voltada para atender às demandas da comunidade.
(B) estimulam os funcionários à prática de voluntariado, com a finalidade de aumentar os ganhos de capital.
(C) implementam ações voltadas para os agentes com os quais interagem em uma perspectiva de longo prazo.
(D) praticam ações voltadas ao seu público interno e familiares, em atendimento à legislação trabalhista.
(E) divulgam as ações de RSC que praticam em modelo de relatório aprovado pela diretoria.

Resolução
Nunca relacione responsabilidade social com ganhos de capital, lucro como na alternativa B.
Social vem de sociedade, são os agentes com os quais interagem.
Alt C.

59
Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a
(A) gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.
(B) praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.
(C) priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.
(D) implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes.
(E) divulgar suas ações ambientais e comunitárias em cumprimento à legislação.

Resolução
Não pode dizer que é para gerar riqueza, mas pode ser para se diferenciar dos concorrentes.
Alt D.

Cefet – Administrador 2014
30
A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a)
(A) balanço social
(B) gestão social
(C) auditoria social
(D) estratégia social
(E) contabilidade social

Resolução
Qualquer investigação pode ser uma auditoria, aqui é na área social, então recebe o nome de “auditoria social” (pois é, existe). Alt C.

31
O gerente de uma empresa está preocupado com o início da operação de uma nova planta produtiva na região Centro- Oeste. Mesmo gerando muitos empregos, o ambiente natural em volta da fábrica poderá ser afetado se houver falhas nos sistemas de controle de emissão de gases. Além disso, o aumento da atividade econômica na região poderá gerar problemas para a população, tais como: aumento da densidade populacional, piora do trânsito e elevação do custo de vida. Para cumprir as responsabilidades sociais da empresa, o gerente deverá optar pela abordagem classificada como a da(o)
(A) obrigação social
(B) resposta social
(C) ponderação social
(D) responsabilidade social
(E) contrato social

Resolução
A resposta parece óbvia: responsabilidade social, mas como aparece no enunciado “responsabilidades sociais da...”, não é.
A correta é “resposta social”, que ao meu ver não deixa de integrar a responsabilidade social.
Alt B.

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