ERGONOMIA

Para essa matéria leia a NR17.

Petrobras – Eng. de Produção 2008
28
A Ergonomia se preocupa com a interação entre o corpo humano e o ambiente, notadamente com a finalidade de garantir níveis de trabalho adequados. Assim, as melhorias ergonômicas são resultantes
(A) da Metodologia Adaptativa Condicionante – MAC, que pode preparar e inserir pessoas de diferentes características físicas e comportamentais em vários tipos de ambiente de trabalho.
(B) de estudos científicos ligados a aspectos antropométricos, isto é, aspectos relacionados ao tamanho, à forma e às habilidades físicas das pessoas.
(C) de estudos de natureza eminentemente empírica, uma vez que cada ser humano apresenta diferenças físicas e comportamentais que, na maioria das vezes, são consideradas de difícil mensuração, não mensuráveis ou subjetivas.
(D) exclusivamente do pagamento de indenizações oriundas de atividades realizadas em ambientes impróprios ou nocivos à saúde do trabalhador.
(E) dos projetos que consideram somente a divisão do trabalho (Adam Smith, Henry Ford e outros), os quais têm o real propósito de adequar cada parte do trabalho a um indivíduo ou grupo antropometricamente capaz de executá-la.

Resolução
Ergonomia é o estudo das leis do trabalho. Lembre-se que O TRABALHO QUE SE ADAPTA ao homem, não o contrário, sabendo disso eliminamos a letra A (parece que esse MAC é inventado).
A letra C diz que é empírica (baseada em experiências, sem estudo científico), não é, vamos valorizar a área, é realizada com estudos científicos.
Alt B.

29
Entender como o ambiente de trabalho afeta o desempenho dos funcionários faz parte da abordagem ergonômica de um bom projeto de trabalho. Nesse sentido, a Ergonomia considera que
(A) a capacidade sensorial das pessoas sofre influência do local de trabalho, propondo soluções que garantam determinada eficiência e eficácia para os trabalhos desenvolvidos.
(B) o uso das cores num ambiente de trabalho não afeta o desempenho dos trabalhos desenvolvidos naquele local.
(C) iluminação, ruído e temperatura, combinados ou não num ambiente de trabalho, não afetam o desempenho dos trabalhos desenvolvidos naquele local.
(D) baixos níveis de segurança voltados à integridade física dos funcionários são plenamente compensados com o emprego de Equipamentos de Proteção Individual.
(E) Lesões por Esforço Repetitivo – LER não são de sua responsabilidade, mas tão somente da medicina do trabalho.

Resolução
Cada pessoa tem seus próprios sentidos e estes sofrem influência da iluminação, posição, ruídos, umidade, vento. Alt A.

Petrobras – Eng. de Produção 2014
58
Em relação aos equipamentos dos postos de trabalho, o gestor deve assessorar os agentes da administração de modo que
(A) todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho estejam adequados somente às características físicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
(B) os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo observem que apenas o monitor de vídeo seja posicionado, tendo-se controle da distância tela-olho.
(C) nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, haja iluminação mínima de 60 lux, conforme os preceitos da NR 17.
(D) nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia sejam utilizados documentos de fácil legibilidade, sempre que possível, sem restrição ao tipo de papel usado.
(E) nos equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, o teclado seja independente e tenha mobilidade.

Resolução
Percebe-se que muitas questões de ergonomia se baseiam na NR 17 e é possível cair qualquer coisa!
Na letra A, como apareceu “somente”, então devemos ficar em alerta. O artigo 17.4.1 diz “adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho”, então, errada.
O artigo 17.4.3 desmente a alternativa B ao citar várias especificações de equipamentos de processamento eletrônico. Quase tudo tem que ser ajustável e medir a distância olho-teclado-monitor-documento.
C) A norma não diz nada sobre iluminação na leitura de documentos, mas 60 lux é pouquíssimo pra qualquer coisa, em escritório, o mínimo é 500 lux.
A D está errada porque o artigo 17.4.2-b fala que não pode ser papel brilhante ou que cause ofuscamento. “Sem restrição” é outro termo que deixa muitas alternativas erradas.
A E está correta e é o artigo 17.4.3-b.
Alt E.

60
O estudo ergonômico visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto. Dentre as atividades de interesse da ergonomia, destacam-se o levantamento, o transporte e a descarga individual de materiais. Nesse contexto, entende-se por trabalhador jovem, aquele cuja idade se situa entre
(A) 21 anos e 25 anos
(B) 18 anos e 21 anos
(C) 16 anos e 18 anos
(D) 14 anos e 21 anos
(E) 14 anos e 18 anos

Resolução
O artigo 17.2.1.3 diz que “jovem” é entre 14 e 18 anos! Sendo que não há outra designação para maiores de dezoito anos. Alt E.

62
Dentre as atribuições dos gestores está a administração e controle dos espaços e das instalações sob suas responsabilidades. Nesse sentido, é importante considerar determinadas regras e normas de segurança, EXCETO a seguinte:
(A) Os inventários das máquinas e equipamentos devem ser mantidos, necessariamente, atualizados, com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa.
(B) As ferramentas e materiais utilizados nas intervenções em máquinas e equipamentos devem ser adequadas às operações realizadas.
(C) As ferramentas manuais podem ser portadas em bolsos e sacolas ou em quaisquer locais adequados a essa finalidade.
(D) As operações de engate devem ser realizadas em locais apropriados e com o equipamento tracionado e imobilizado de forma segura com calço ou similar.
(E) Todas as documentações previstas em normas, inclusive os inventários, devem ficar disponíveis para o SESMT, CIPA/CIPAMIN, sindicatos e fiscalizações.

Resolução
A questão saiu um pouco do trivial (NR 17) e trata de segurança, norma NR 12.
Letras A e E estão nos artigos 12.153 e 12.154. A letra B é óbvia.
A letra C é quase obviamente errada por causa do “quaisquer”. O artigo 12.150 diz “É proibido o porte de ferramentas manuais em bolsos ou locais não apropriados a essa finalidade.”
A D está no artigo 12.151.3.
A E tem um aspecto legal (“sindicatos e fiscalizações”), sempre que aparecer, se não souber, deve estar correta! O foco da prova não é a parte de leis, por isso não é a resposta.
Alt C.

Petrobras Distribuidora – Eng. de Produção 2010
29
Os dispositivos de informação auxiliam nas operações humanas assim como na tomada de decisão e são ainda mais importantes em sistemas produtivos complexos e dinâmicos. Os meios de transmissão de informações aos operadores devem ser
(A) auditivos quando não há urgência na reação à mensagem.
(B) auditivos quando a mensagem se destina a um receptor que permanece em lugar fixo.
(C) visuais quando há urgência na reação à mensagem.
(D) visuais quando há pluralidade de informações simultâneas.
(E) visuais quando a mensagem é curta.

Resolução
A matéria é “Sistemas de Informações”, mas coloquei em ergonomia.
Auditivo é mais urgente, pois ocorre a resposta instantânea. Não sei os erros de B e E.
Alt D.

Petrobras Distribuidora – Eng. de Produção 2011
32
Dividida em três domínios de especialização, encontra-se a Ergonomia
(A) cognitiva, relacionada a aspectos como trabalho em equipe e supervisão
(B) cognitiva, ligada a elementos como desempenho de habilidades e processo decisório
(C) física, relacionada aos aspectos puramente psicológicos
(D) macroergonomia, relacionada às preocupações com a saúde mental do funcionário
(E) organizacional, voltada para problemas como lesão por esforço repetitivo

Resolução
Física, cognitiva e organizacional. Alt B.

34
A Ergonomia busca
(A) elevar o lucro do produtor.
(B) promover as melhores condições de trabalho ao trabalhador.
(C) proporcionar um aumento nas vendas do bem produzido.
(D) proporcionar melhores encaixes entre as peças de determinado processo produtivo.
(E) reduzir os custos fixos de produção.

Resolução
O trabalho que se adapta ao trabalhador, nunca o contrário! Alt B.

Transpetro – Eng. de Produção 2011
56
Na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), as três primeiras etapas que constituem a fase de análise (demanda, atividade e tarefa) permitem realizar o diagnóstico para que se formulem as recomendações ergonômicas.
A AET constitui-se em um exemplo de ergonomia de:
(A) concepção
(B) conscientização
(C) participação
(D) recomendação
(E) correção

Resolução
Concepção é prévio, no projeto, no sistema todo.
Conscientização é para conscientizar de como fazer, é preventivo.
Participativo é para todos, forma-se um comitê.
Recomendação nem existe e está ali para confundir.
Correção é quando algo já está errado e precisa ser corrigido. Alt E.

57
Visando a dar conforto ao trabalhador nos postos de trabalho, recomenda-se que
(A) a altura do cotovelo seja a referência para a superfície de trabalho, nos trabalhos em pé.
(B) a cadeira não tenha altura regulável, se a mesa de trabalho tiver uma altura fixa.
(C) o encosto das cadeiras tenha um afastamento máximo de 10 cm do assento.
(D) o trabalhador ajuste-se às características do local de trabalho.
(E) os assentos das cadeiras tenham borda frontal arredondada e muita conformação na base.

Resolução
A cadeira sempre tem que ser regulável. O encosto não tem medida certa, a norma fala que deve ser adaptável para não prejudicar a lombar.
Não é o trabalhador que se ajusta ao local de trabalho, o local que se ajusta ao trabalhador!
Os assentos precisam de borda frontal arredondada, porém, pouca ou nenhuma conformação na base.
Alt A.

58
No mundo contemporâneo, o trabalho noturno passou a ser vital para diversas áreas. Algumas atividades não podem
ser interrompidas, seja pelo seu caráter de imprescindibilidade, seja por razões econômicas. Entretanto, o trabalho noturno provoca desgastes ao trabalhador. Que prática tem a finalidade de tornar o trabalho noturno menos prejudicial ao trabalhador?
(A) Estudo do ritmo circadiano
(B) Aumento da jornada de trabalho
(C) Realização esporádica de atendimentos médicos
(D) Realização de atividades que demandem menos movimentação
(E) Diminuição da quantidade de finais de semana livres e do número de folgas

Resolução
Ritmo circadiano (circ = cerca de, diano = do dia) é o “relógio biológico”, o ciclo biológico, atividades biológicas durante 24h.
As outras alternativas não fazem sentido. Alt A.

59
Condições inadequadas no ambiente de trabalho contribuem para o erro humano e aumentam os riscos de
acidentes. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção
constante, a NR-17 recomenda que:
(A) a velocidade do ar seja superior a 0,75 m/s e inferior a 1,15 m/s.
(B) a umidade relativa do ar não seja inferior a 40%.
(C) o índice de temperatura efetiva esteja entre 18ºC e 21ºC.
(D) o nível de ruído aceitável para efeito de conforto seja de até 75 dB.
(E) as superfícies de trabalho, sobre as quais são executadas as atividades, sejam brilhosas.

Resolução
Veloc. do ar tem que ser menos que 0,75m/s.
Umidade não menos que 40%.
Temp. entre 20 e 23°.
Conforto de ruído é de 65dB.
As superfícies não devem ser brilhosas para comodidade visual. Alt B.

DECEA – Eng. de Produção 2009
27
Analise os seguintes problemas de uma unidade de produção:
I - alto índice de Lesão por Esforços Repetitivos (LER);
II - elevado estoque de materiais inacabados entre postos de trabalho;
III - iluminação não satisfatória para execução do trabalho;
IV - alto índice de ociosidade das máquinas das células de trabalho.
Os estudos ergonômicos são usados para resolver, APENAS, os problemas
(A) I.                            (B) III.                           (C) I e III.                                  (D) II e IV.                     (E) I, III e IV.

Resolução
Ergonomia é a adaptação do trabalho ao trabalhador nos aspectos físico, cognitivo e organizacional. Estoque ou ociosidade das máquinas não tem nada a ver com ergonomia.
I e III. Alt C.

INNOVA – Administrador 2012
55
A Higiene do Trabalho pode ser definida como a prevenção técnica das doenças profissionais. Para que seja eficiente, essa atividade tem como função identificar os riscos para a saúde do trabalhador no exercício de suas funções, minimizando-os. Em relação aos riscos, considere as afirmações abaixo.
I - Os riscos ergonômicos estão associados à iluminação, à postura do trabalhador e ao posto de trabalho, referindo-se às características do trabalhador, independente da natureza do trabalho.
II - Os riscos de ambiente referem-se às condições inseguras que, no caso, estejam relacionadas aos ruídos, a temperaturas inadequadas, à falta de iluminação ou à presença de agentes químicos.
III - Os riscos de operação referem-se aos estudos dos contaminantes e dos agentes físicos que ameaçam a saúde do trabalhador.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas                 (B) II, apenas                (C) I e III, apenas           (D) II e III, apenas          (E) I, II e III

Resolução
II. Alt B.

VARIADAS – questões de ergonomia de várias provas da Cesgranrio pegas no site APROVACONCURSOS (recomendo)
1) 2008 - BNDES - Arquitetura
A NR 17 (Ergonomia) estabelece que os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos requisitos mínimos a seguir, EXCETO,
a) altura ajustável à estatura do trabalhador.
b) altura ajustável à natureza da função exercida..
c) borda frontal reta.
d) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
e) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

Resolução
Assento: sem muita conformação, borda frontal arredondada, encosto adaptável para proteção lombar e altura ajustável.
A borda frontal deve ser arredondada, não reta. Alt C.

2) 2011 - Petrobrás - Engenheiro de Segurança do Trabalho
Conceitualmente, a ergonomia pode ser dividida em física, cognitiva e organizacional. A ergonomia cognitiva é aquela relacionada
a) à anatomia humana
b) à otimização de sistemas sociotécnicos.
c) à antropometria
d) às características fisiológicas e biomecânicas.
e) aos processos mentais.

Resolução
Física está ligada a anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica.
Organizacional é a relação entre empresa e trabalhador, sistemas sociotécnicos.
Cognitiva é dos processos mentais.
Alt E.

3) 2010 - Petrobrás - Enfermeiro do Trabalho Júnior
Dentre os domínios de especialização da disciplina Ergonomia, tem-se a Ergonomia Cognitiva, que envolve
a) aspectos físicos de uma situação de trabalho.
b) comunicação, organização temporal do trabalho e gestão de qualidade.
c) otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais.
d) processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora.
e) modificações do contexto físico do trabalho, evitando a produção de esforços excessivos ou inadequados e repetitivos.

Resolução
Letras A e E são da ergonomia física. Letras B e C são da ergonomia organizacional. Letra D é cognitiva.
Alt D.

4) 2010 - Petrobrás - Enfermeiro do Trabalho Júnior
O nascimento e a evolução da Ergonomia no mundo se devem ao fato de que,
a) em 1990, nos Estados Unidos, foram iniciadas as pesquisas na área da fisiologia do trabalho.
b) em 1915, nos Estados Unidos, foi criada a Comissão de Saúde dos Trabalhadores na Indústria de Munição.
c) no final do século XIX, na Alemanha e na França, surge o movimento da administração científica.
d) na Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial, fisiologistas e psicólogos contribuíram para o esforço de aumentar a produção de armamentos.
e) na Escandinávia, em Estocolmo e em Copenhagen, surgiu o laboratório de fadiga que se tornou célebre pelos estudos de fadiga muscular à aptidão física.

Resolução
Um pouco de história... Alt D.

5) 2012 - Petrobrás - Técnico de Segurança Júnior
Com relação ao mobiliário dos postos de trabalho, a NR 17 (Ergonomia) estabelece que
a) o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para que o funcionário possa trabalhar em pé, no caso de tal posição ser própria do cargo.
b) os assentos utilizados no posto de trabalho devem possuir borda frontal quadrada.
c) os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés, no caso de trabalhos que necessitem a utilização dos pés, não devem distar mais de 1,50 m do trabalhador.
d) as mesas destinadas ao trabalho manual sentado devem possuir altura de 55 cm do piso à sua borda superior.
e) as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento no processamento eletrônico de dados devem ser aproximadamente iguais.

Resolução
O assento deve ter altura ajustável, encosto adaptável à lombar, pouca conformação na base e borda frontal arredondada.
Sobre pedais: “devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados”.
A correta é a E. Alt E.

6) 2011 - TRANSPETRO - Médico do Trabalho Júnior
De acordo com a NR-17 Ergonomia o transporte manual de cargas é definido como aquele
a) em que a carga está depositada sobre um trabalhador, mesmo que ele faça uso de algum utensílio auxiliar para acomodação da carga.
b) no qual o peso da carga é suportado pela força de um ou mais trabalhadores em conjunto, compreendendo o levantamento e a deposição de carga.
c) no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
d) que será realizado utilizando-se mãos e braços abaixo da linha dos ombros, e, se houver apoio sobre os ombros, será denominado transporte manual complexo.
e) realizado por um ou dois trabalhadores em conjunto, sem o auxílio de equipamentos mecânicos para o levantamento e a deposição das cargas.

Resolução
“17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.” Alt C.

9)  2014 - Banco do Brasil - Enfermeiro do Trabalho
A Ergonomia é classificada de acordo com a ocasião em que é aplicada.
Em relação à Ergonomia de concepção, considere as afirmativas a seguir.
I - A Ergonomia de concepção se dá pela conscientização do operador, através de cursos de treinamentos.
II - A Ergonomia de concepção é aplicada em situações já existentes para resolver problemas.
III - Na Ergonomia de concepção, as decisões são tomadas a partir de situações hipotéticas.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas                  b) II, apenas                 c) III, apenas                 d) II e III, apenas           e) I, II e III

Resolução
Os tipos são:
1. Ergonomia de Correção - só é possível corrigir algo que está errado.
2. Ergonomia de Concepção (prévio) - interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.
3. Ergonomia de Conscientização - ensina o trabalhador.
4. Ergonomia Participativa – é uma tipo “social”, cria comitês e tal.

I é de conscientização.
II é corretiva.
III é a de concepção. Alt C.

10) 2011 - Petrobrás - Engenheiro de Segurança do Trabalho
No que se refere à ergonomia, analise os procedimentos abaixo.
I Análise da demanda.
II Análise da população de trabalho.
III Análise das atividades.
IV Diagnóstico.
V Recomendações.
São etapas efetivas da análise ergonômica do trabalho
a) I, III e IV, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V

Resolução
Todas. Alt E.

12) 2012 - Petrobrás - Técnico de Segurança Júnior
Segundo a NR-17 (Ergonomia), o conforto ambiental nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, é alcançado quando o(a)
a) índice de temperatura efetiva está compreendido entre 20 e 23 oC.
b) nível de ruído não ultrapassa 85 db para uma jornada de 8 horas de trabalho.
c) nível de iluminamento fica compreendido entre 500 e 750 lux.
d) velocidade do ar não é superior a 1,0 m/s.
e) umidade relativa do ar não é inferior a 25 %.

Resolução
20º e 23ºC, menos que 0,75m/s, umidade mínima 40%, 65db é conforto
Alt A.

15)  2012 - Innova - Médico do Trabalho Júnior
De acordo com a NR 17:1990, relativa à Ergonomia, nas atividades de processamento eletrônico de dados, o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8.000 por hora trabalhada.
Para os efeitos dessa NR, considera(m)-se toque real
a) o texto prescrito e corretamente digitado
b) os erros registrados sobre o teclado
c) os acertos promovidos pela digitação
d) os espaços registrados na digitação
e) cada movimento de pressão sobre o teclado

Resolução
A norma estabelece a letra E. Alt E.

16) 2013 - BR Distribuidora - Técnico de Segurança Júnior
Na NR 17, Ergonomia, consta:
“A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.”
Para efeito dessa norma, a organização do trabalho deve levar em consideração
a) o modo operatório
b) a idade do trabalhador
c) a força física do trabalhador
d) a capacidade intelectual do trabalhador
e) as normas de segurança e saúde no trabalho

Resolução
Lembrando que o trabalho que se adapta ao homem.
“17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:
a) as normas de produção;
b) o modo operatório;
c) a exigência de tempo;
d) a determinação do conteúdo de tempo;
e) o ritmo de trabalho;
f) o conteúdo das tarefas.”
Alt A.

17) 2010 - Petrobrás - Técnico de Manutenção Júnior - Elétrica
Uma das preocupações da Segurança e Higiene do Trabalho é quanto às condições ambientais do local de trabalho. De acordo com as Normas de ergonomia, NÃO corresponde a um parâmetro que deve ser obedecido em um ambiente de trabalho a(o)
a) velocidade do ar de até 0,75 m/s.
b) curva de avaliação de ruído (NC) de até 60 dB.
c) umidade relativa do ar não inferior a 40%.
d) nível de ruído aceitável para efeito de conforto de até 75dB (A).
e) índice de temperatura efetiva entre 20 e 23 °C.

Resolução
O ruído de conforto é de 65db, mais que isso já provoca danos. 85db a 90db são extremamente prejudiciais. Alt D.

19)  2012 - Caixa - Arquiteto
A NR 17 (Ergonomia) visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar-lhes o máximo de conforto, segurança e desempenho. A organização do trabalho, para efeito dessa NR, deve considerar
a) a especificidade física de cada trabalhador
b) a setorização por posto de trabalho
c) a exigência de tempo e a determinação do conteúdo de tempo
d) o desenho dos postos de trabalho
e) o campo visual da área de trabalho

Resolução
Da norma:
“17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:
a) as normas de produção;
b) o modo operatório;
c) a exigência de tempo;
d) a determinação do conteúdo de tempo;
e) o ritmo de trabalho;
f) o conteúdo das tarefas.”
Alt C.

21) 2012 - Petrobrás - Técnico de Manutenção Júnior - Caldeiraria
A norma do Ministério do Trabalho e Emprego que trata da ergonomia e regulamenta as condições de trabalho, os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho é a
a) NR 15                       b) NR 16                      c) NR 17                       d) NR 18                      e) NR 19

Resolução
A mais famosa de todas: NR17. A NR12 é sobre segurança e começou a cair em provas.
Alt C.

22) 2013 - LIQUIGAS - Engenheiro Júnior - Elétrica
A NR 17 trata da ergonomia no trabalho. Nessa norma são recomendadas as condições ambientais de conforto para os locais em que são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constantes.
Os parâmetros previstos para as condições de conforto nesses locais estão relacionados com
a) altura dos assentos, mobiliário, umidade relativa do ar e níveis de ruído.
b) altura dos assentos, ruído, cor das paredes e índice de temperatura efetiva.
c) iluminação , mobiliário, velocidade do ar e cor das paredes.
d) iluminação, índice de temperatura efetiva, umidade relativa do ar e mobiliário.
e) velocidade do ar, níveis de ruído, índice de temperatura efetiva e umidade relativa do ar.

Resolução
Velocidade do ar: até 0,75m/7
Níveis de ruído: 65db
Temperatura efetiva: 20-23ºC
Umidade relativa do ar: maior que 40%
Alt E.

23)  2010 - Petrobrás - Enfermeiro do Trabalho Júnior
A Legislação Brasileira sobre Ergonomia tem a NR17 como referencial e objetiva estabelecer parâmetros que permitam adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando
a) organização no trabalho, segurança e satisfação.
b) organização no trabalho, desempenho eficiente e satisfação.
c) máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
d) produtividade, redução de tempo de trabalho e satisfação.
e) produtividade, redução do tempo de trabalho e máximo de conforto.

Resolução
Achei que fosse letra A, mas a norma diz:
“17.1 (...)de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”
Alt C.

24)  2012 - Petrobrás - Técnico de Segurança Júnior
A organização do trabalho, segundo a NR 17 (Ergonomia), deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Não faz(em) parte das características nem da natureza do trabalho
a) o modo operatório
b) o conteúdo das tarefas
c) o ritmo de trabalho
d) a resistência humana
e) as normas de produção

Resolução
Novamente:
“17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:
a) as normas de produção;
b) o modo operatório;
c) a exigência de tempo;
d) a determinação do conteúdo de tempo;
e) o ritmo de trabalho;
f) o conteúdo das tarefas.”
Não tem “resistência humana”. Alt D.

25) 2013 - LIQUIGAS - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho
A Ergonomia tem como objetivo estudar a atividade de trabalho, no sentido de minimizar ou abolir eventuais so­brecargas de caráter físico, cognitivo ou organizacional sobre o indivíduo no desenvolvimento de sua atividade. De acordo com a NR 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a(o)
a) implantação do Comitê de Ergonomia
b) elaboração de Nexo Causal
c) análise ergonômica do trabalho
d) estudo técnico para aquisição de mobiliário
e) mapeamento ergonômico

Resolução
Alt C.

26) 2014 - Banco do Brasil - Engenheiro de Segurança do Trabalho
Segundo a Norma Regulamentadora no 17, relativa à Ergonomia, a medição dos níveis de iluminamento deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano. Quando não for possível definir esse campo de trabalho, a medição será realizada
a) ao nível do olho do trabalhador
b) ao nível das mãos do trabalhador
c) num plano inclinado com ângulo de 60o
d) num plano horizontal a 0,75 m do piso
e) num plano horizontal a 0,85 m do piso

Resolução
“0,75” aparece duas vezes na norma: como velocidade máxima do ar e altura de medição. Alt D.

27) 2013 - BR Distribuidora - Técnico de Segurança Júnior
A NR 17, Ergonomia, recomenda que determinados padrões de conforto ambiental sejam atendidos nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante tais como salas de controle, laboratórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros.
De acordo com essas recomendações, o índice de temperatura efetiva deve estar compreendido entre
a) 18 °C e 21 °C
b) 19 °C e 22 °C
c) 20 °C e 23 °C
d) 21 °C e 24 °C
e) 22 °C e 25 °C

Resolução
Entre 20 e 23. Alt C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário